segunda-feira, 30 de abril de 2012

Sobreposições



JPBessa
Foto de telemóvel
Lisboa, Campolide
 A aleatoriedade, funcionalidade e dimensão dos volumes apaga o historicismo pacóvio e cria uma marca urbana relevante no percurso automóvel que a aproxima.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Miguel Portas (1958-2012)

Lembro Miguel Portas, os valores de esquerda, o combate, a lucidez e a enorme coragem com que enfrentou o destino. Trabalhei juntamente com ele ao tempo de Jorge Sampaio na CM de Lisboa - e desse tempo lembro, para além dos trabalhos do programa da candidatura, o pormenor de ter sido ele o maior responsável por se ter realizado o primeiro grande concerto musical em Portugal: Rolling Stones em Alvalade, 1990. E de ter jogado futebol com ele à baliza num reconciliador Lisboa-Porto municipal.

À família, ao Pai - enorme e muito sentido abraço meu caro Nuno - à Mãe - que tem a simpatia de visitar este Finisterra - ao irmão Paulo, as minhas profundas condolências.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

25 de Abril sempre!





segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dario Fernandes (1935-2012)

Jacinto Luís
Faleceu o Dario Fernandes. Professor excelente da área da Educação Física, era pessoa de princípios e valores, determinado a fazer de cada um de nós um Cidadão exemplar. Era um Homem de Excelência. De Carácter. Tão excelente que lhe foi atribuído o grau honorífico de ex-aluno. Mas mais do que isso: era considerado (e não é nada fácil sê-lo...) por todos nós, seus antigos alunos, como um dos nossos - um genuíno Menino da Luz. Durante a sua vida colegial de muitos anos passada entre os claustros e o ginásio do Colégio Militar foi sempre um companheiro atento e solidário. Capaz de ouvir e ajudar. E de, na altura devida, nos transmitir a confiança necessária. E como voámos então...

Sob o seu comando e orientação fiz parte de uma Classe Especial de Ginástica. De excelência, claro! E da qual guardo - sempre que nos encontramos uns com os outros, recordá-mo-lo - excelentes memórias.

Até sempre, Dario! Zacatrás!

sábado, 21 de abril de 2012

Sabedorias aplicáveis

Do Público de ontem:
"O juiz não é nomeado para fazer favores com a justiça, mas para julgar segundo as leis."
Platão (-427/-347), filósofo grego


De Sonia Sotomayor (1954/--), primeira mulher juiza do Supremo Tribunal dos Estados Unidos e nomeada pelo Presidente Obama:
"A tarefa de um juiz não é fazer a lei, é aplicar a lei."

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Adaptações

"L'architettura é una macchina fotografica della cultura: é in parte scienza e in parte senzo della vitta.",
Francisco de Assis Cabrero, 1972


JPBessa
foto de telemóvel
Lisboa, Lapa
 
O telhado duplo trazido por Mardel* talhado a corte de naifa em adaptação portuguesa.

  *Carlos Mardel (Pozsony, Hungria, 1696 - Lisboa, 1763) foi um dos principais projectistas da reconstrução pombalina após o Terramoto de 1755

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Tempos que ficam



"[...] e o primo Dinis que andava no Colégio Militar. Nunca largava a farda e mostrava-se por toda a parte como um princípe antigo. Não entrava em brincadeiras e ninguém sabia se lhe agradava alguma coisa neste mundo."

Agustina Bessa-Luís, Dentes de Rato, 1987

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Missão terminada





O Instituto do Desporto de Portugal, I. P. desapareceu. Fundido com o Instituto Português da Juventude passou as suas competências tradicionais para o novo organismo, o IPDJ, I.P. - Instituto Português do Desporto e da Juventude.

Com esta fusão, a minha missão de Vice-Presidente do IDP terminou.

Ficarei com boas memórias - de pessoas, de profissionais capazes, de excelentes trabalhos em situações nada fáceis, de capacidades de superação de inúmeras dificuldades. Mais, muitas vezes, do que se possa pensar.

Gostaria assim que, apesar da alteração, não se viesse a perder - como acontece em muitas mudanças - o profundo saber, experiência e conhecimento construídos ao longo de muitos anos que existe no "6º andar" - Departamento de Instalações Desportivas - da Infante Santo e do qual tenho directo conhecimento.

Embora nem sempre reconhecido e bem utilizado em trabalhos de responsabilidade interna nos últimos anos, muito do saber deste Departamento é fundamental para que as instalações desportivas sejam adequadamente dimensionadas, tenham os equipamentos necessários, sirvam as modalidades desportivas com segurança e conforto para os atletas e tenham custos de construção e utilização aceitáveis. O trabalho invisível de apoio a promotores e projectistas tem permitido que as instalações desportivas espalhadas pelo país tenham melhorado substancialmente e garantido uma importante melhoria na relação custo/benefício de diferentes instalações construídas. Trabalho que constitui um valor que não pode ser desperdiçado e cuja utilização os tempos correntes exigem - na construção, na recuperação e reabilitação ou na adaptação. Os tempos não estão para desperdícios e são profissionalmente exigentes. O "6º andar" tem as qualidades necessárias.

Arquivo do blogue

Seguidores