quarta-feira, 21 de agosto de 2024
segunda-feira, 12 de agosto de 2024
PORTUGAL PERDEU JOSÉ MANUEL CONSTANTINO
Considero uma honra ter sido Mandatário de José Manuel Constantino nas suas três candidaturas a Presidente do Comité Olímpico de Portugal.
Durante estes 11 anos da sua presidência tive a oportunidade — até porque fui por si convidado para o cargo de membro da Comissão Consultiva de Treinadores — de diversas conversas com ele e das quais guardo o ganho de conhecimento que melhorou o meu conhecimento sobre os mais diversos factores da mútua paixão do Desporto.
Nos 11 anos em que presidiu ao COP, teve a responsabilidade da Equipa de Portugal nos Jogos do Rio, de Tóquio e Paris, deixando o legado de 9 Medalhas — 2 de Ouro, 3 de Prata e 4 de Bonze — totalizando 25% das 32 medalhas conquistadas por atletas portugueses a que se juntam 40 diplomas olímpicos. Um marco! A que se junta o facto de, pela primeira vez, as atletas femininas (37), terem mais um elemento do que o conjunto masculino (36)… e sabe-se como o Presidente do Comité Olìmpico de Portugal se bateu para que o desporto feminino atingisse o valor da cidadania.
O seu falecimento, onde podemos perceber a demonstração da resiliência que o acompanhou nos últimos tempos na realização de uma missão a que se tinha imposto, para além de representar uma enorme perda quer para Portugal quer para o seu Desporto, junta-se ao Encerramento dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 onde a Equipa Portugal da sua responsabilidade, conseguiu os melhores resultados desportivos olímpicos de sempre. Honremos a sua memória, garantindo o descanso do seu espírito. Até sempre, José Manuel Constantino!