sexta-feira, 9 de abril de 2010

Prémio Secil Universidades Arquitectura 2009

A Ordem dos Arquitectos e a SECIL convidaram-me para presidir ao Júri do Prémio Secil Universidades Arquitectura 2009. Ontem, quinta-feira, fizemos a reunião principal num espaço de velho armazém - simpatia da NavalRocha SA - soberbamente colocado à borda do Tejo numa tirada da cartola da Cristina Menezes (funcionária da Ordem dos Arquitectos) que ainda foi capaz de nos facilitar a vida numa construção logística exemplar, criando um óptimo ambiente - almoçamos no Museu de Arte Antiga - que correu toda a sessão. No final , digo eu, só me faltou um gin e a esplanada para, mesmo com a falta do Pico mas de Arrábida ao longe, substituir no sabor da memória o Peter’s do Faial.

Foram analisados 56 trabalhos da mais diversa variedade e das mais diferentes escolas, seleccionados vinte e premiados, no final, cinco conforme propõe o Regulamento. O Júri esteve satisfeito, conversou sobre coisas várias da arquitectura e do seu ensino, sobre as relações das escolas com o prémio, sobre eventuais alterações regulamentares a considerar e saímos satisfeitos e agradados com a missão que cumprimos. Para além do mais, gostamos de alguns trabalhos que os estudantes apresentaram. Para mim, para além de honrado pelo convite, foi uma experiência muito gratificante.


Para lembrança, os nomes dos membros do Júri pela ordem da fotografia (da esquerda para a direita): Alexandre Alves Costa, António Ferreira de Carvalho, António Poças, Patrícia Diogo, Pedro Costa, Rui Correia, António Barreiros Ferreira, Pedro Reis (de pé), José Manuel Pedreirinho, Miguel Vieira (de pé), Cristina Salvador (encoberta), Cristina Menezes. Falta ao enquadramento de Tejo ao fundo, a Andreia Galvão.

Arquivo do blogue

Seguidores