quinta-feira, 5 de maio de 2011

Reabilitação e Recuperação Urbanas

"Há duas questões: a primeira é que os projectos não são bem feitos, fazem tábua rasa do interior, as fachadas são diferentes e, por dentro, é como se fosse um prédio; a segunda é que, quando se reabilita, tem de se reabilitar o mais próximo possível do existente. É caríssimo fazer caixilhos de madeira? então, não se reabilita."
Eduardo Souto Moura in Vida Económica, 29/4/2011
A Reabilitação Urbana, apesar de algum convencimento do contrário, não é mezinha para todo o mal das cidades contemporâneas. A Reabilitação Urbana exige decisão sustentada – o que se deve reabilitar? o que vale a pena reabilitar? - suportada por um programa – que defina objectivos conceptuais e de uso futuro e ainda os propósitos das condições económico-financeiras que o viabilizam - e inserida numa estratégia - qual o caminho a seguir para atingir os objectivos pretendidos? - e liberta de modas ou nostalgias – as melhores promotoras do pitoresco tão ao gosto do Príncipe Carlos. Não se reabilita porque está ali há muito ou porque se privilegia a tradição ou porque parece bem tratar do que é velho; reabilitam-se edifícios, conjuntos, sítios ou lugares porque a memória que transportam tem valor cultural suficiente para proporcionar uma melhor compreensão do mundo em que vivemos e uma melhoria da nossa qualidade de vida. Mas pode-se Recuperar sem tanta atenção: apenas porque a envolvência exige aproximação linguística sem necessidade absoluta do cumprimento das regras gramaticais, ou porque os volumes, a composição, a forma, proporcionam interessantes pontos de vista ou potenciam agradáveis articulações de espaços.

Foto de João Chicarra
Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre
projecto de Eduardo Souto Moura
Na revista italiana, Casabella, o crítico Francesco Dal Co a propósito da intervenção de Souto Moura realizada para a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, escreveu tratar-se de "uma intervenção exemplar de recuperação. O confronto com o passado sem remorso ou nostalgia."

E se a libertação das tentações nostálgicas deve, pela atenção que exigirá e qualidade que emprestará, ser comum a ambas, fica explicado a quem mais possa interessar: reabilitar não é recuperar, uma e outra acção têm objectivos diferentes e partem de pressupostos distintos. E se ambas podem prestar excelente serviço à melhoria da nossa qualidade de vida, cada uma tem o seu espaço próprio de intervenção. É isso que explica – e faz – Souto Moura.

Arquivo do blogue

Seguidores