sexta-feira, 7 de outubro de 2016

LIÇÃO DE JUBILAÇÃO


A Jorge Olímpio Bento
Base: Foto com iPhone;
transformação, legendagem e finalização a ponta de dedo em aplicações de iOS
Como seria de esperar o meu Amigo Jorge Olímpio Bento na sua lição de jubilação - 29 de Setembro de 2016 - esteve fiel a si próprio: disse o que tinha a dizer sem máscara ou circunstância. E disse-o claramente numa lição que intitulou "Parrésia" ou "Coragem da Verdade". E fê-lo com o "vício da palavra sem grilhetas" numa lição de dignidade cívica que, como nos contou, lhe marca a forma de encarar a vida:
"Desde o berço e a escola primária na aldeia transmontana, até à jubilação da cátedra na Universidade do Porto, fiz a viagem com o substancial que os meus pais me ensinaram e transformaram em modo de agir: apego e o testemunho da verdade.  
À medida que fazia a viagem, mais ficava contaminado pelo vício da palavra sem grilhetas, desassombrada e desempoeirada."
E assim nos deu a sua visão vigorosamente crítica de uma Universidade neo-liberal, politicamente correcta, pouco dada ao questionamento e muito agarrada ao conforto da hipersimplificação que marca os seus tempos de hoje traduzidos em "instituição de formatação e instrução funcionalizante" da versão mercantilista de "fábrica de papers".
Uma lição feita legado para que os mais empenhados - estudantes incluídos - possam encontrar os caminhos que, revoltando-se, permitam alterar a actual circunstância de um reinado onde impera "um silêncio de morte"para a expressão de uma Universidade de atitude crítica, "de modéstia subversiva, atalaia e vigilância contra os cânones de toda a índole", perante o mundo e os seus sistemas num claro objectivo de, desencurralando-a, fazer o que deve ser feito.
Que aula!!! Uma jubilação a deixar a marca das "palavras sem grilhetas"! Mas manifestando sempre  o agradecimento a todos os que, com ele, partilharam a aventura de uma carreira cívica e universitária.
Lição a que assistiram inúmeros amigos vindos expressamente de muitas partes de Portugal, de Espanha, do Brasil, da Argentina a demonstrar o apreço pela pessoa, obra e carreira do Jorge Olímpio Bento.
Foi muito bom!

Arquivo do blogue

Seguidores