quarta-feira, 22 de junho de 2011

Desperta no Desporto

Com o titulo Estas crianças ganharam o direito a sonhar e a fotografia das três atiradoras da sala de Armas da Associação dos Antigos Alunos do Colégio Militar na capa, a Pública deu a conhecer um projecto que, com base na actividade desportiva, tem permitido aos miúdos dos bairros das freguesias da Apelação, Camarate e Sacavém o conhecimento de outras realidades, a relacionamento com miúdos com outras formas de vida e outras experiências, a abertura de novos horizontes que ultrapassem os limites do bairro ou as fronteiras de alguns passeios, numa verdadeira demonstração de primeiros passos da integração social desejada.

Este programa Desperta no Desporto [ver referência anterior] da responsabilidade do Governo Civil de Lisboa em parceria com a Câmara de Loures teve no próprio Governador - António Galamba - e no seu adjunto Rafael Lucas Pereira  os iniciadores e dinamizadores da ideia que conta no seu universo com diversas pessoas para garantir a sua sustentabilidade. Os resultados estão à vista, as alterações comportamentais são evidentes, o respeito e a disciplina ganham corpo no novo social onde se movem e o projecto abre um caminho exemplar a ser multiplicado por novas experiências. E o Desporto a mostrar todo o seu potencial de relacionamento, de inserção e de escola de aprendizagem e treino da vida e das suas coisas.

Podia este programa ser realizado noutra área? poder, podia... mas não com a mesma capacidade positiva da relação atração/benefício. Porque o Desporto mostra de imediato um conjunto de valores que, quando apreendidos, alteram o modo e as relações da vida de cada um. Assim: igualdade de oportunidades numa mesma equipa, o mérito como evidência, o respeito e a ética do compromisso no cumprimento das regras de jogo, as camisolas como única cor separadora, o erro como forma de progresso, o grupo, a equipa, como meio para chegar mais longe, os objectivos a construirem os caminhos a prosseguir. A integração de diferentes capacidades, de diferentes tarefas num todo que se pretende superior à soma das partes garante o fermento para a compreensão das novas perspectivas que pareciam nem aos sonhos pertencerem.

Como diz, e cito da reportagem o treinador de Rugby do CDUL, Paulo Murinello: não me interesssa de onde vêm, só para onde querem ir. 

Arquivo do blogue

Seguidores