Isto de pertencer ao clube do Sgt. Peppers exige uma cada vez maior capacidade de enfrentar o desagradável – é uma outra forma de dar conteúdo à ideia de que a idade não perdoa.
A notícia chegou seca e sem rodeios: faleceu o António Manuel.
Desde que se mudou para Bruxelas que nos víamos menos mas temos memórias suficientes para nos mantermos presentes. Juntos mais o António Costa, fizemos diversas campanhas políticas – sempre do bom lado, gostámos de lembrar – a percorrer o país de cima abaixo. Temos estórias conjuntas de gargalhada, momentos inesquecíveis, vitórias memoráveis. E horas de alguma preocupação também.
Os três fomos à Alemanha para as primeiras eleições pós-reunificação. Do lado do SPD, claro. E aí percebemos a dimensão útil do “desenrascanço” português – eles, os alemães, nem por isso... Era então líder do SPD, Lafontaine e, nas reuniões em que nos falavam da estratégia eleitoral, percebemos que estavam à rasca: tinham a campanha toda planeada – ao pormenor mais ínfimo – sem contar com a queda do Muro que os havia surpreendido e não sabiam que fazer com a alteração e as suas profundas consequências. Consultados, dissemos: esqueçam a campanha, vamos a outra! Que não – e o António Manuel, a pensar no espírito alemão, ria-se – que não havia tempo de planear outra, diziam. Demos a nossa primeira lição: to much planning is equal at non planning at all; se aceitarem isto, podemos avançar e adaptarmo-nos ao novo quadro. Aceitaram só um bocadinho e não lhes correu muito bem – o Lafontaine também não ajudou muito…. Mas foi uma boa aventura e que deixou boas marcas.
Claro que tenho uma enorme tristeza pelo desaparecimento do António Manuel. Mas manda a experiência da vida que seja contida porque estamos a entrar na fase que sabemos que é o que vai acontecer cada vez mais, perder amigos. Esta é a triste realidade: perdi um amigo.
Que lembrarei sempre à mistura com alguma nostalgia dos tempos heróicos das caravanas. Sorrindo.
Arquivo do blogue
-
▼
2011
(114)
-
▼
junho
(16)
- Leviandade legislativa
- É tão evidente assim?
- Culturas
- Perversidades
- Desperta no Desporto
- Senhor da Pedra ao fundo
- República
- Afinal...
- Da Justiça
- Nas nuvens com mar ao fundo
- Não há memória?
- O meu apoio
- Abaixo do aceitável
- António Manuel (1959/2011)
- Derrotado mas não...
- Votar no PS. Porquê? Antes de tudo o mais e por r...
-
▼
junho
(16)