domingo, 12 de junho de 2011

Não há memória?

Fui ao cinema ver o Barney’s Version de três casamentos e das presumíveis – só presumidas pelo estilo de vida – vantagens financeiras das Produções Totalmente Desnecessárias para as quais terá sempre encontrado interessados nas inutilidades. Bom filme, cheio de humor (ele a ler as páginas desportivas e ela, farta: ontem viste o jogo todo, julgas que o resultado mudou durante a noite?!) e com – parte não menos interessante - a muito bonita actriz, Rosamund Pike. Apesar disso, o filme põe-nos desconfortáveis: o homem passa a vida a beber uísque e a mostrar que gosta (os charutos não cheiram mas o gelo tilinta…). Fez-me sede que cresceu á medida… mas o problema resolveu-se bem: cheguei a casa e bebi um de excelência que me soube pelo filme…e que serviu para me relembrar.

Lembrei-me que antes do início do filme e na passagem dos anúncios apareceu, com a assinatura da Comissão Europeia, um filme laudatório ao retorno à agricultura e à necessidade de a desenvolvermos. Fiquei siderado! É preciso uma lata desmedida: sem qualquer complacência ajudaram a dar cabo da agricultura em Portugal em favorecimento dos agricultores alemães e franceses e vêm agora com aquele ar imaculado de muito atentos abridores dos caminhos da salvação. Insuportável.

Depois, pior, li o Expresso e vi a carta de Belém com um também apelo agora a “um vasto e patriótico movimento nacional que coloque a agricultura como sector fundamental para a sustentabilidade futura do nosso pais;”.

Não há passado? Não há responsabilidades?

Já não há memória?!

Arquivo do blogue

Seguidores