domingo, 22 de agosto de 2010

Games da treta

Não tenho qualquer paciência para essa pacovice a que deram o pomposo nome de mind games – que, na versão séria, serão esquemas que inseridos numa determinada estratégia pretendem induzir os adversários ao erro. O recurso pacóvio a que assistimos no espaço futebol não passa, em mostras de se dar ares, de bravatas da treta a julgar que, por ditas, assustam e tiram capacidades aos seus pretensos alvos. O que é ridículo… mas fomentado pelo sistema: diz-se, publica-se, vende-se, explica-se e, embora despido de qualquer conteúdo interessante, dá a volta e segue até à próxima.
De manhã li em A BOLA: “Sabemos que vamos ser bicampeões.”, atribuído a Jesus, falando do Benfica. À noite, no game a sério, viu-se a mind, o valor da bravata e a qualidade da conversa…

O Roberto será o bombo de festa. E pode sê-lo: não tem classe, sai mal dos postes, é um susto para os adeptos. Roberto não é o bom guarda-redes – bom guarda-redes é o que evita golos, não o que os consente – que o Benfica precisa. Mas não pode servir para encobrir todo o mau restante. Porque a culpa não é só dele.

A defesa é constituída por Maxi Pereira (internacional uruguaio a jogar no último Mundial), pelo Luisão e David Luiz (internacionais brasileiros) e por Fábio Coentrão (que jogou no último Mundial e aí se mostrou como um dos melhores laterais). Na frente do quarteto, Javi Garcia que na época passada dava para encher o campo todo. É preciso melhor? A culpa é só do guarda-redes? E destes? E dos outros? E de quem comanda e tem a responsabilidade de fazer, do grupo, uma equipa?

E por falar em comando, quem – dentro do campo – tem essa tarefa? Quem sossega, quem altera, quem levanta responsabilidades, impõe respeito e exige a aplicação plena de eficácia? E os golos? Não haverá melhor maneira de lá chegar? Forma mais rápida? Mais eficaz? Sem rodriguinhos, tempos de espera e quase adivinhas?

Ser bicampeões? Pode ser… mas sem conversa porque certo, certo, é assim: conversa não marca golos. E no adro desta procissão já arderam seis pontos!

Arquivo do blogue

Seguidores