quinta-feira, 21 de julho de 2011

Primeira medalha olímpica Londres 2012

O José Carlos Cruz e o filho António – meu sobrinho – ganharam, juntamente com a Inês Guedes e o Miguel Santos, o concurso internacional de ideias para um Posto de Informação dos Jogos Olímpicos de Londres de 2012 na Trafalgar Square.

Partindo do conceito dos anéis olímpicos tiraram partido da diferença dos planos da praça para com uma ligeira inclinação mostrar as cinco cores – cada uma representa um continente - e estabelecer, com subtileza, o clima concordante com o fim em vista. Um excelente ponto de partida para relacionar a escala dos espaços circulares protegidos – será uma construção efémera – com a marcante escala envolvente. Fazendo-se notar sem interferir.

A fusão espacial conseguida com o recurso ao aço polido que constrói os elementos circulares confunde o aqui e o ali num ambiente que – dada a festa olímpica – se pretende feérico mas, como todo o domínio british classic que se preza, sem perder a compostura. Muito interessante, inteligente e culto e mais uma vez a demonstração do excelente nível internacional da arquitectura portuguesa.

[não resisto: há dias fui jantar ao restaurante Darwin na Fundação Champalimaud e de novo dei por mim a pensar: com a qualidade da arquitectura portuguesa qual a necessidade de procurar um estrangeiro que, nada mostrando compreender do espírito do lugar, parece aí ter colocado um edifício que tinha outro local por destino?…]

Arquivo do blogue

Seguidores