terça-feira, 14 de agosto de 2012

LONDON 2012 não acaba aqui

Terminados os Jogos que fazer para além de lembrar os recordes mundiais dos 800m de David Rudisha ou dos 4x100m das meninas dos USA ou dos super-rápidos jamaicanos ou ainda as 22 medalhas de Phelps a juntar à enorme série dos extraordinários momentos e sonhar com outros novos espectáculos desportivos de excelência?  Mas sonhar de pés assentes: pensar no que fizemos, como chegámos lá e porque temos de mudar. E pensar essencialmente no que temos de mudar, sabendo para onde mudar.
Q1 - Comparação dos resultados de Portugal com outros países europeus
O que fez o Desporto de Portugal nos London 2012? O mesmo de sempre: nada de especial com a excepção de uns ou outros que, com a excepcionalidade que nos caracteriza, fizeram o realisticamente inesperado.

Portugal ficou de novo abaixo de muita gente - mais de sessenta países melhor qualificados - mas, pior, ficou atrás de países europeus comparáveis (v.Q1).

Este quadro mostra que nos limitámos a fazer melhor do que a Áustria e do que a Grécia, mas pior que todos os outros. Quanto aos PIGS - em foco face à crise actual e á pesporrência financeira- a Itália esteve bem, 8º mundial, e a Espanha, se não tão bem com o 21º lugar mundial, mostrou-se presente e forte nos desportos colectivos. O que demonstra construção do desenvolvimento e da expressão desportiva.
Q2 - Distribuição do número de Medalhas por Olimpíadas participadas
Comparativamente com outros Olimpíadas, Portugal, ao conseguir uma medalha - a somar às 22 que foi conseguindo em 22 presenças - terá feito os mínimos, embora ficando pior do que nas participações nos outros Londres de 48, Montreal, Los Angeles, Atlanta, Sidney, Atenas ou Pequim. Mas conseguiu, na distribuição de lugares entre medalhas e diplomas o mesmo número de pontos do que os obtidos em Pequim, Sidney ou Los Angeles(v.Q3). Ou seja, fracote mas normal. Num até melhor do que o normal. Mas comparativamente com os que nos rodeiam, fraco. À nossa real - e não à nossa pretensa - dimensão desportiva.
Q3 - Distribuição de pontos de Medalhas e Diplomas por Olimpíadas participadas
Os London 2102 foram, portanto e em termos de pontos de Medalhas e Diplomas, apenas piores do que Atenas e Atlanta. Significa que afinal foi bom? Não, significa que foram o que somos capazes e demonstrador - como os outros Jogos anteriores - das nossas incapacidades desportivas.

Da nossa participação - com a presença em apenas 41% das modalidades em competição - o comportamento das modalidades foi muito díspar (v. Q4). Indo da muito boa presença - o resultado de uma bem conseguida estratégia - da Canoagem à presença notada do Ténis de Mesa, do Remo, do Tiro e, em parte, da Vela, ao desapontamento - contrariando o nosso habitual optimismo - do Atletismo, à agradável presença  Equestre com especial relevo para o Cavalo Lusitano, até aos restantes de resultados despercebidos.
Q4 - Pontos de Portugal em Medalhas, Diplomas e Semifinais, distribuídos pelas modalidades presentes
Se o Atletismo não correspondeu ao pretendido - apenas um Diploma do 7º lugar de Jessica Augusto e um recorde nacional de Vera Barbosa nos 400m barreiras - não se pode dizer que a sua presença tenha sido um desastre: a presença de diversos atletas entre o 8º e 16º lugares permitiram atingir a maior pontuação das delegação portuguesa em termos absolutos - não esquecendo que ao Atletismo cabiam 31% dos atletas presentes. A segunda presença quantitativa pertenceu à Natação - 6 nadadores masculinos e 2 femininos - que, apesar do recorde nacional de Pedro Oliveira nos 200m costas, não conseguiu, bem pelo contrário, qualquer relevo nos seus resultados. O mesmo com as esperanças do Judo - ficaram-se nas brumas.
Q5 - Eficácia (Pontos/Nº Atletas) das modalidades que estiveram em competição
Eficácia, capacidade, bons resultados foram os da Canoagem (v.Q5). Seis atletas presentes, todos premiados - uma Medalha e três Diplomas. Os melhores resultados da presença portuguesa nos London 2012. A que se seguiram o Remo, o Ténis de Mesa, o Tiro e a Vela. Com os restantes a verem-se.

As estas análises outras mais pormenorizadas e mais finas podem ser feitas. Com o objectivo de perceber o que se passou - as causas reais dos nossos permanentes fracos resultados - para encontrar as soluções que nos permitam, no espaço futuro de duas Olimpíadas, ter alguma coisa a dizer.







Arquivo do blogue

Seguidores