terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Por Desporto

Nós portugueses, temos uma enorme dificuldade em perceber o significado do conceito Desporto. De tal maneira que usamos a palavra para referir actividades de conteúdos muito diversos. Iliteracia apenas ou resquícios da culturização britânica mal assimilada? Ou ambos?
Há tempos li, num jornal de referência desportiva e a propósito de um torneio de ténis realizado em Portugal, uma legenda de fotografia que rezava assim: "umas mais à séria, outras só por desporto, todas as apanha-bolas do evento jogam ténis". O desporto portanto como mera ocupação de tempos livres, na boa, iá, podes crer.

O hábito, não fazendo o monge, cria enormes confusões que tendem a repetir-se. Com espanto li agora afirmações públicas de uma nadadora de Alto Rendimento - 17º lugar nos Jogos Olímpicos de Pequim - que, justificando a suspensão da sua carreira mas procurando mostrar que não tinha parado, disse: "entretanto continuo a nadar, embora sem grandes preocupações, apenas na desportiva."

Maneiras de falar, dir-se-á. Mas fica-me a dúvida: que nome se dará ao que fazia anteriormente a atleta nos seus programas de excelência? Actividade física? Lazer?

Utilizámos o conceito na desportiva ou por desporto para referir comportamentos sem responsabilidade e sem objectivos. Curiosamente o contrário daquilo que exige a prática desportiva que, segundo Istvan Balyi - iniciador do conceito programático de Long Term Athlete Development e na senda do psicólogo, prémio Nobel, Herbert Simon - exige, para atingir o nível do maior desenvolvimento das capacidades de cada um, 10.000 horas ou 10 anos de trabalho. Maneiras de falar, dir-se-á.

Salvou o desalento uma aluna da Escola Secundária de Amarante. Que depois de uma corrida de atletismo, disse para a televisão:"Gosto de correr mas não sou federada... é mais por lazer." Maneira de falar,dir-se-á. Pode ser, mas com uma enorme diferença de entendimento das coisas. Ou não?

Arquivo do blogue

Seguidores