segunda-feira, 28 de julho de 2014

Desportivismo

O Pódio 2014: Péraud, Nibali e Pinot
Foto de 
Le Tour de France, TDFbySKODA
A última etapa do Tour tem regras, obrigando os corredores a cumprirem os códigos que eles próprios definiram. Por isso é sempre um grande espectáculo ver as últimas voltas do circuito dos Champs Elysées com o pelotão apinhado dos sobreviventes que, depois de enormes sacrifícios e esforços conseguiram cumprir a sua ambição: chegar a Paris. E ontem não falhou o entusiasmo: os combóios das equipas a prepararem o caminho para os seus sprinters foi digno de admirar - e a velocidade a que vão... O sprint final entre Marcel Kittel, o vencedor, e Alexander Kristoff, segundo classificado, foi de cortar a respiração. Que momento!
Mas viu-se mais.
O francês - e um dos mais velhos do pelotão - Jean Christophe Péraud caiu, já dentro de Paris e por causa de uma garrafa, a 43 quilómetros do final da etapa. Em segundo lugar da classificação geral, a pouca diferença que trazia de vantagem sobre o terceiro - o também francês Thibaut Pinot que ganharia o Prémio da Juventude - viu o seu lugar no pódio em risco. Principalmente se alguém resolvesse acelerar a velocidade do pelotão.
E foi o que aconteceu: conhecedores ou não da queda de Péraud alguns ciclistas, que não Pinot, resolveram atacar.
Então, do meio do pelotão, saiu o grande - o enorme - camisola amarela e vencedor do Tour, Vicenzo Nibali para, com gestos determinados e que não deixavam dúvidas a ninguém, impor ordem - no que foi seguido por outros ciclistas - aos violadores do imperativo código. Bonito gesto e uma exigência de desportivismo a demonstrar que, apesar de profissional, o desporto pode ter a decência por base. Grande Tour!

Arquivo do blogue

Seguidores