domingo, 6 de julho de 2014

Os interesseiros

As opiniões do jornalista alemão, Harald Schumann, que está a realizar um documentário sobre a troika e que foram publicadas no Público de 4 de Julho de 2014:

"A ideia de resolver o problema da dívida através da austeridade falhou completamente. A dívida é agora ainda mais insustentável do que era há três anos. Os programas são também extremamente enviesados. Todo o fardo é assumido pelos trabalhadores e pelos contribuintes normais, enquanto as elites privilegiadas, que conseguem evadir a sua riqueza através dos offshores e que são as maiores responsáveis pela crise, até conseguem lucrar com os programas de ajustamento.
Por exemplo, quando conseguem comprar activos valiosos ao Estado a preços de saldo.
[...]
O “resgate” errado, que apenas salvou os investidores estrangeiros, principalmente alemães, de perderem nos maus investimentos que fizeram, mina a confiança nas instituições democráticas dos países afectados. Os governos e os parlamentos desses países parecem ser apenas marionetas nas mãos de desconhecidos — e não eleitos — burocratas estrangeiros. E, ou, de investidores.
[...]
Agora, em muitos países, estão em ascensão forças nacionalistas, que prometem ver- se livres desta Europa opaca e não democrática. Esta receita, se posta em prática, tornar-nos-ia, a todos, mais pobres. Perderíamos todos os ganhos da divisão transnacional do trabalho. Mas é precisamente porque os nossos governos mantêm os cidadãos em iliteracia económica, para camuflar a verdade e os interesse que servem, que estes extremistas são bem sucedidos. Por isso, todos os que não queremos que a Europa regresse aos tempos sombrios do século passado temos de fazer o que estiver ao nosso alcance para criar um discurso público que ultrapasse as fronteiras nacionais. Ou o conseguimos, ou o projecto europeu irá ruir."

Esclarecedor!

Arquivo do blogue

Seguidores