quinta-feira, 4 de julho de 2013

Cidadãos-Arquitectos exemplares

Neste momento de irresponsável jogo de sombras donde, com a permanente falta de comparência do Presidente da República, não prevejo nada de bom - ou de melhoria - para o povo português, o Governo da República fez uma coisa decente: atribuiu aos arquitectos Nuno Teotónio Pereira, Alcino Soutinho e Nuno Portas a Medalha de Mérito Cultural.

Ordem dos Arquitectos, Sala Nuno Teotónio Pereira, foto em iPhone
Homenagem mais do que merecida, na Ordem dos Arquitectos e no dia em que se celebra o aniversário do Estatuto da Ordem dos Arquitectos, a cidadãos-arquitectos que se tornaram exemplos de cidadania e entrega profissional empenhada. Não de hoje mas desde os tempos em a vida não tinha este sopro de ligeireza irresponsável.

Na cerimónia que se traduziu nalguma emoção para quem estava presente e depois de termos ouvido, após a entrega das medalhas e respectivos diplomas, palavras marcantes de Portas e Soutinho, aconteceu o momento porventura mais marcante da cerimónia: a alma republicana de Teotónio Pereira - cego e de cadeira de rodas - impeliu-o a levantar-se e receber de pé a medalha e, ainda de pé, a dirigir-nos algumas palavras com as quais nos quis transmitir a vontade de divisão da sua distinção com quantos com ele tinham trabalhado. Dos mais conhecidos aos mais humildes como referiu. A plateia respondeu com as armas que tinha: com uma ovação de pé!

Ter tido a possibilidade de os ouvir ou ler por diversas vezes, de os conhecer, de, mais do que uma vez, ter tido oportunidade de com qualquer deles conversar sobre razões profissionais, políticas ou culturais foi para mim um enorme previlégio. Com eles aprendi sobre a profissão e sobre a cidadania. 

Qualquer deles influenciou de forma memorável a Arquitectura e a Cidadania Portuguesa. Agraciá-los foi um acto de nobreza do Governo.

Arquivo do blogue

Seguidores