quarta-feira, 7 de maio de 2014

A contente demagogia

Vi, no programa televisivo Prós & Contras, o senhor Ministro da Economia. Fiquei pasmado! O que vejo ou leio nada tem a ver com o País das Maravilhas que nos impingiu no rectângulo mágico. Tudo a caminho do fenomenal, do extraordinário, numa demagogia de apresentação de números de positivas aparências, num total desrespeito pelos inúmeros portugueses que não têm emprego, que viram as suas vidas a andar para trás ou que tiveram de novo que emigrar como o fizeram aos milhares nos anos sessenta. Num contentamento desbragadamente inconsciente. Quer dizer: tudo às mil maravilhas na visão de quem passa olímpicamente - porque a carne lhes aparece sempre no prato - sobre a crise, com o desplante ainda de se verem altamente patriotas porque - imagine-se - abandonaram vantagens para servir a Pátria. Um despudor! Uma lata desmedida, uma cegueira pesporrente. Uma vaidade imbecil, a que se juntarão as palmas dos estrangeiros de serviço...
Todo o país está melhor e a caminho do céu, dizem. E a pergunta a fazer irrita-me na pacatez dos distraídos: á custa de quê? à custa de quem? De que fome, de que medo, de que instabilidade, de que fugas? De que futuro? De que desespero?
E é um dar vivas a isto e áquilo, num vivó frenético como se tivessem decidido, em escolha responsável, fazer o que, em quarenta-e-cinco-graus-e-arrecuas, aceitaram imposto. Como se os amigos a quem servem tivessem, alguma vez, sugerido mais do que uma porta aberta. Ou se tivessem esquecido de dar ordens. Escolhemos a saída limpa! Façam-me um favor, sejam decentes.
Valeu, neste despejar da sebenta da cadeira, que o representante do Partido Socialista foi capaz - fico satisfeito por isso - de desmascarar as gloriosas obras, os notáveis indicadores, dos novos salvadores da Pátria, reduzindo-as à dimensão de péssima governação.
E o constitucionalista presente tem toda a razão: o que fizeram, o que o governo nos preparou, não passa de levar um enxerto de porrada mais ligeiro do que o último - estão a ver? foi melhor. Mas é enxerto de porrada à mesma!

Arquivo do blogue

Seguidores