segunda-feira, 26 de maio de 2014

O Governo perdeu e o PS ganhou

Os dois partidos do Governo - somados um com o outro - e que têm propagandeado uma excelente governação tiveram menos votos do que o Partido Socialista. Ou seja, apesar de uma propaganda viciada e constante sobre a extraordinária governação que levou à saída (!) da troika e a mais esta e aquela vantagem e à maravilha disto e daquilo, a coligação dos partidos do Governo empenhada com a presença do Primeiro e do Segundo, perdeu. E o PS ganhou. Se isto não é uma derrota, numa eleição resultante do contexto do poder que dizem apoiado pelos portugueses, então o que é uma derrota? 
A máquina de propaganda aí está: não é uma derrota significativa porque ficamos próximos do PS, dizem. E os comentadores de serviço aí estão a corresponder: a derrota é de quem ganhou.
Mas a realidade dos factos é esta: a aliança governamental - apesar de toda a máquina de propaganda que utiliza, acrescento - não conseguiu convencer os portugueses da bondade da sua política. A coligação - os dois somados - teve menos (-27,7%) de votos  do que o PSD teve, sózinho, em 2009. E, por isso, perdeu! Perdeu uma brutalidade e não ganhou qualquer credibilidade para a sua política. O resto são estórias...
O Governo perdeu as eleições e o PS ganhou as eleições.
Ao Governo - com vista às legislativas - não lhe resta mais do que tirar truques da cartola para convencer os portugueses de que lhes melhora a vida enquanto que o PS ficará com a responsabilidade de convencer os portugueses de que tem a capacidade de mudar, melhorando, a sua vida e assim congregar essa enorme maioria de eleitores que - votando branco ou nulo ou se abstendo - mostraram não querer este Governo. E do resultado destas estratégias o futuro dirá. Mas o Governo perdeu e o PS ganhou.
É assim: o Governo de Passos Coelho perdeu as eleições por um resultado nada abonatório para a sua política. Ponto!

Arquivo do blogue

Seguidores