sexta-feira, 2 de maio de 2014

Uma só solução

Anos da nossa esperança

O senhor primeiro-ministro parece não ter qualquer senso. Encantado consigo próprio, satisfaz-se com as palmadinhas nas costas do inner circle e com o sorrizinho cúmplice dos que o amanteigam: Arrasou-os! Ficam sem resposta! Muito bem!
Diz-se que o Poder corrompe. É provável. E será mesmo certo se falarmos de corrupção da inteligência, do auto-respeito, da própria decência. Parece que o Poder consegue criar uma armadura que isola os senhorecos do mundo que os rodeia - e que aquilo que são princípios, valores, respeito ou decência perderam-se no deslumbre sem que isso lhes bata na consciência.
Não merecem respeito, é o que é. Mentem quando querem, abusam quando lhes apetece, decidem como lhes interessa e miram-se no espelho mágico que o Poder lhes proporciona com o ar néscio de meninos embevecidos. Deliciados.
O aumento do IVA não é aumento de impostos como dois mais dois não serão quatro. E por mais que nos pasme a pobre e impossível explicação, os senhores do Poder, pendurados no sorriso dentrífico da propaganda que os move, nem se atrapalham. 
O Poder fá-los perder a cabeça? O Poder retira-lhes a capacidade de controlo e responsabilidade que a cidadania exige?
A última estória que tive conhecimento enquadra-se neste ambiente frenético e abusador.
Do Ministério da Defesa terão telefonado para o Instituto de Odivelas exigindo a recolha das fardas das raparigas para que não pudessem sair fardadas no último fim-de-semana e assim não se notar a sua participação nas manifestações do 25 de Abril. Não teve sorte o senhor ministro: as fardas não puderam ser recolhidas porque, responderam, são propriedade dos familiares das alunas e assim e graças à coragem da oposição, todos pudemos reconhecer as Meninas de Odivelas no 25 de Abril, nas chaimites, no Terreiro do Paço. 
Seria ridícula a imposição se não se tratasse de um claro abuso de Poder. Que deveria ser penalizado! O senhor ministro vai demitir-se? 
O senhor primeiro-ministro que nos trata, no diz uma coisa hoje e outra amanhã, como tontos, ignorantes e não merecedores de respeito, vai demitir-se?
O Governo que se entretem a fazer o que entende sem respeito pelos portugueses, vai demitir-se?
Dados os interesses em causa, temo bem que não.
Resta um solução: apeá-los!

Arquivo do blogue

Seguidores